Cientista de Dados: O Guia Completo para iniciantes Atualizado 2022

Segundo levantamento da Robert Half, o cientista de dados é um dos profissionais mais requisitados de 2021, ao lado do especialista em cybersecurity e o analista de infraestrutura sênior. Os setores que têm uma alta demanda pelo profissional de tecnologia são o mercado financeiro, varejo, telecomunicações, educação e infraestrutura. Sem essa análise profissional, os dados são apenas dados, e a empresa pode perder insights importantes como formas de melhorar a qualidade de um produto, de satisfazer o cliente, dentre outras decisões importantes para o futuro de um negócio. Exemplo disso é que, à medida que a preocupação com a privacidade de informações aumenta, as empresas precisam desse profissional para garantir que as práticas de análise de dados estejam consoante as regulamentações.

As tecnologias baseadas em software livre são amplamente utilizadas em conjuntos de ferramentas de ciência de dados. Quando hospedadas na cloud, não há necessidade de instalação, configuração, manutenção ou atualização localmente pelas equipes. O volume crescente de fontes de dados e, subsequentemente, dos dados tornou a ciência de dados um dos campos que mais crescem em todos os setores. Como resultado, não é nenhuma surpresa que a função Saiba como escolher um bootcamp de programação para alavancar sua carreira tenha sido apelidado de “o trabalho mais sexy do século 21” pela Harvard Business Review (link externo á IBM). As organizações dependem cada vez mais deles para interpretar dados e fornecer recomendações acionáveis para melhorar os resultados de negócios.

Comunicação efetiva

Outro diferencial é a Aprendizagem Baseada em Projetos, metodologia de ensino centrada no estudante que possibilita o desenvolvimento prático de projetos em consonância com os conceitos teóricos aprendidos. Por meio de uma formação sólida, o egresso pode conquistar boas colocações no mercado, empreender projetos inovadores e continuar os estudos dentro ou fora do Brasil. Partindo da aplicação desses três princípios, o cientista de dados desenvolve soluções inteligentes para empresas de diversos setores. Ao mesmo tempo, é fácil encontrar no mercado de trabalho cientistas de dados que vieram das mais diversas áreas. “Tem agrônomos, educadores físicos e até pessoas que não possuem curso superior que são ótimos cientistas de dados”, afirma Serrajordia.

Nesse setor, ele pode ser responsável por avaliar o perfil de um novo cliente e ser decisivo no momento de ajustar o limite do cartão de crédito dessa pessoa, por exemplo. Por interagir com diferentes profissionais, ele tem que saber se comunicar tanto para entender as particularidades dos outros setores quanto para fazer com que os demais especialistas entendam como ele desenvolve as soluções. Conforme vai dominando os assuntos, ele descobre outras áreas do conhecimento para estudar e o trabalho, aperfeiçoar.

Cientista de dados: tudo sobre a profissão

Hoje, o cientista de dados é requisitado para atuar em diferentes áreas como a financeira, de saúde e de marketing. Além disso, a remuneração para esses profissionais também costuma ser bem atraente, inclusive para cargos de nível júnior. Já faz alguns anos que a profissão de cientista de dados – ou data scientist, em inglês – aparece em listas de empregos em alta no Brasil e no mundo. Em pesquisa recente feita pelo LinkedIn, por exemplo, ela aparece entre os 25 cargos com demanda crescente no país para 2022. A primeira etapa, que cuida da coleta e preparação dos dados, é o que pode ser chamado de engenharia de dados.

Ela busca soluções por meio de uma metodologia, ou seja, alguma ferramenta de análise de dados. Dessa forma, um data scientist é o profissional responsável por identificar oportunidades relevantes de negócios através do manuseio, extração e qualificação de dados, contribuindo com informações úteis para a empresa. Como exemplo, podemos citar a análise preditiva como uma das atuações de um cientista de dados.

Gestão Desportiva e de Lazer: saiba mais sobre o curso e a área

Nesse sentido, a pessoa profissional precisa saber como encontrar padrões e tendências nos dados, a partir de manipulações de funções e recursos já existentes em bibliotecas como o Pandas e Matplotlib. Na área de Data Science, você de fato pode seguir diversos rumos e profissões diferentes. Contudo, todas elas precisam de uma base fundamental de conceitos e tecnologias. A seguir, reunimos os conhecimentos e habilidades mais importantes que você deve saber para entender melhor e começar finalmente seus estudos. Observando os diferentes tipos de cientistas de dados, percebemos que a atuação de profissionais dessa área pode ganhar diversas particularidades, dependendo do contexto. Por isso, tanto para quem se candidata às vagas de data scientist quanto para quem contrata, é necessário primeiro compreender quais skills são realmente importantes para ocupar determinado posto.

  • Um cientista de dados ou data scientist é um profissional fundamental na coleta, análise e interpretação de informações para auxiliar na tomada de decisão de negócios e organizações.
  • O que me lembram um pouco o cursinho de inglês que a gente faz quando é criança, você vai lá de segunda e quarta ou de terça e quinta, não é simplesmente vai quando você quer, no horário que for, e ponto final.
  • Por ser um cargo em crescente demanda no mercado, os cientistas de dados podem receber uma compensação salarial bastante satisfatória.
  • Cursos flexíveis e time de mentores com profissionais de empresas como Disney, Nubank e iFood.

Então tem que tomar sempre muito cuidado com como a gente analisa os dados, porque a gente pode cometer diversos tipos de erros que trazem conclusões que não fazem sentido. O que me lembram um pouco o cursinho de inglês que a gente faz quando é criança, você vai lá de segunda e quarta ou de terça e quinta, não é simplesmente vai quando você quer, https://www.varginhaonline.com.br/206522/curso-de-desenvolvimento-web-voce-preparado-para-o-mercado-de-trabalho.html no horário que for, e ponto final. Ter um ritmo faz você manter aquele trabalho a médio-longo prazo, então a gente vê uma correlação entre você ter ritmo com um objetivo a médio-longo prazo de concluir diversos estudos. A visualização de dados é uma ferramenta que permite transmitir a mensagem de maneira clara, estruturada e memorável.

Essa atuação é cada vez mais requisitada por marcas que desejam entregar valor e melhorar a experiência do cliente. Já nas análises preliminares do estudo, é percebida a busca pelas empresas por jovens interessados em se tornar um cientista de dados. Além disso, foi possível identificar características desse profissional, como a multidisciplinaridade, com potencial de abraçar funções diferentes de acordo com a necessidade das organizações. Com o mercado em expansão, o principal obstáculo é encontrar esse cientista de dados especialista, que costuma vir da área de exatas, como matemática e estatística. “Temos também absorvido profissionais de outras áreas, como comunicação, porque eles trazem um componente importante que é saber comunicar o resultado. O mercado de trabalho para o cientista de dados é bastante promissor, em razão do vertiginoso avanço tecnológico, especialmente da Inteligência Artificial.

cientista de dados

Tags: No tags

Write A Review

Your email address will not be published. Required fields are marked *